Boa parte das gestantes desconhece a importância do acompanhamento da saúde bucal durante a gravidez, e cabe ao dentista alertá-la dessa necessidade.
Pelas mudanças hormonais que ocorrem nesse período, a mulher torna-se mais suscetível às doenças periodontais, por isso, é importante que a paciente faça o tratamento preventivo assim que souber que está grávida.
Infecções gengivais na gestação estão relacionadas a partos prematuros, baixo peso dos recém nascidos e pré-eclâmpsia ( hipertensão séria durante a gestação ). Manter a saúde bucal nesta fase é fundamental para uma gravidez saudável.
Podem ser necessárias 2 ou 3 consultas odontológicas durante a gestação, aquelas gestantes com vômitos constantes devem ir no primeiro trimestre para iniciar o Pré- Natal Odontológico para receber orientações que poderão ajudá-las neste trimestre.
O ideal é que sejam realizadas no mínimo 2 consultas preventivas durante a gestação ( a primeira no segundo trimestre, por volta do quarto mês e a segunda no terceiro trimestre, por volta do sétimo mês ).
Solicitar uma Avaliação