FRENECTOMIA
Frenotomia / Freio lingual / frenuloplastia / freio labial
Frenectomia lingual é a designação atribuída a uma pequena cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina de tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca.
Seu filho(a) está com esse problema? Não se assuste venha para Odontoellos, estamos preparados para resolver esse “probleminha ” para você.
Agende sua avaliação
O que é Frenectomia labial?
Trata se de um procedimento cirúrgico muito simples onde vamos remover o frênulo, uma pequena dobra de tecido que restringe os movimentos da língua que é o caso mais comum aqui na Clínica Odontoellos.
É importante resolver essa questão ainda criança, para não afetar os dentinhos, e a fala da criança a media que ela vai crescendo.
A Dr. Joice Guimarães realiza essa cirurgia com toda segurança e tranquilidade tanto para a criança quanto para os pais, “fiquem tranquilos quanto a isso”.
Cirurgião dentista, Dra. Joice Guimarães, é especialista em realizar essa cirurgia em crianças, com centenas de procedimentos realizados ao longo de sua carreira, tenha certeza de sua criança está na clinica certa.
Vamos fazer uma consulta
Chegando aqui na Clínica Odontoellos vamos fazer uma consulta, antes de realizar o procedimento cirúrgico com a Dra. Joice Guimarães. Ela vai fazer o teste da linguinha para avaliar, através de alguns parâmetros, se há a necessidade da frenectomia (corte do freio).
Caso já tenha este diagnóstico normalmente solicitado pelo pediatra ou a fonoaudióloga, melhor ainda assim podemos marcar a cirurgia, no dia da cirurgia de Feroctomin, em nosso ambulatório preparado para receber sua criança, vamos aplicar uma anestesia local, e começar o procedimento, que leva aproximadamente 30 minutos entre a anestesia e a entrega da criança em seu colo.
Você está de parabéns,.
Muitos problemas de amamentação podem ser causados por este fatos, duvido a isso deve se fazer esta cirurgia em bebês com poucos dias de vida.
Chegando aqui na Clínica, vamos fazer uma consulta primeiro
Para realizar o procedimento cirúrgico, é necessário passar por uma avaliação com a dentista cirurgiã da Clínica Odontoellos a Dra. Joice Guimarães.
Ela vai fazer o teste da linguinha para avaliar, através de alguns parâmetros, se há a necessidade de fazer a frenectomia (corte do freio).
Caso você já tenha este diagnóstico, normalmente solicitado pelo pediatra ou pela fonoaudióloga, melhor ainda, assim podemos marcar a cirurgia.
No dia da cirurgia de Feroctomina, nossa clínica está preparada para receber nosso pequeno(a) paciente, depois de uma conversa, vamos aplicar uma anestesia local, e começar o procedimento, que leva aproximadamente 30 minutos entre a anestesia e a entrega da criança no colo do papai ou da mamãe.
Você está de parabéns,.
Muitos problemas de amamentação podem ser causados por este fatos, duvido a isso deve se fazer esta cirurgia em bebês com poucos dias de vida.
E se não fizer a cirurgia, o que pode acontecer?
- Pode acontecer um probleminha com os dentinhos quando o freio labial afeta os dentes, fazendo com que eles apresentem um quadro de diastema (separação) “isso não é legal não”.
- Muitos problemas de amamentação podem ser causados por isso deve se fazer esta cirurgia em bebês com poucos dias de vida.
- Pode atrapalhar a fala, isso pode dificultar o desenvolvimento da criança.
Se sua criança ou bebê tem freio lingual resolva isso de uma vez, quanto mais nova é a criança mais rápido ele pode ser recuperar.
CUIDADOS APÓS A CIRURGIA DE FRENECTOMIA
- Alimentação: líquida/pastosa e fria nas primeiras 48 horas (2 dias).
- .Gelo: aplicar compressa de gelo sobre o local operado durante 15 minutos. A cada hora, nas primeiras 24 horas
- Repouso: manter repouso, com a cabeça elevada – utilizar dois travesseiros para dormir.
- Evitar: calor, locais quentes, exposição ao sol, até a remoção da sutura.
- Evitar mexer com a língua
- Higiene Oral: Escovar normalmente os dentes, com escova macia de cabeça pequena, tomando cuidado com o local da cirurgia.
- Higienizar delicadamente com cotonete embebido em solução à base de clorexidina; Utilizar fio ou fita dental com cuidado.
- Em caso de sangramento contínuo (depois das primeiras 24 horas) ou febre, entre em contato com a Dra. Joice Guimarães
- Medicação: tome corretamente a medicação prescrita, dentro dos horários estipulados.
- Retorno: em sete dias para reavaliação.