Equilibrando o açúcar e a cárie

Dra. Joyce Guimarães esteve no curso do Prof. Dr. Jaime Cury , renomado doutor no tema Flúor.

Estar sempre atualizando é o lema dos profissionais da Clínica Odontoellos.

O XII  Encontro Trimestral do IES- Odontopediatria, realizado no dia 26 /11/16, abordou o tema “Equilibrando o açúcar e a cárie”: o flúor e a fluorose.

Pontos importantes da palestra do Prof.Dr. Jaime Cury:

• A cárie é uma doença biofilme, açúcar dependente ( sendo a sacarose o mais cariogênico deles);
  • Dentistas deveriam combinar as necessidades de tratamentos dos pacientes com a preferência pela melhor evidência científica disponível, aliada a sua experiência clínica;
  • O fluoreto é extremamente eficaz para controlar cárie; é o único agente que significativamente reduz a velocidade da progressão das lesões de cárie;
  • Para um efeito máximo do controle de cárie é imprescindível que haja um controle dietético do consumo de produtos açucarados;
  • A cárie é controlável através da desorganização do biofilme dental ( Necessário), da restrição da ingestão de açúcar ( Desejável ) e da utilização racional de fluoretos ( Indispensável);
  • Pasta fluoretada é recomendada para todas as crianças, começando assim que os dentes irromperem, independente do risco de cárie; as pastas devem ter no mínimo 1000 ppm F , sendo utilizada a quantidade adequada para cada idade;
  • Fluoreto ingerido e absorvido, durante a formação dos dentes, a partir de qualquer meio de uso crônico e diário de fluoreto, é fator de risco de fluorose dental;
  • A fluorose dental decorrente da exposição à água fluoretada e/ou creme dental é de grau muito leve a leve, a qual não compromete a qualidade de vida das pessoas acometidas;

Resumindo :Pouco açúcar na dieta, escovações com pasta fluoretada e manutenção da saúde bucal com o dentista.  Estas são medidas importantes para a  prevenção da doença cárie.

Abraços,
Dra. Joyce Guimarães.