Fonoaudiologia e Amamentação

Clinica Odontoellos, várias especialidades
30 de janeiro de 2017
como ajudar seu filho
Como ajudar seu filho?
18 de abril de 2017

Fonoaudiologia e Amamentação

A importância de amamentar vai muito além da alimentação do bebê, soma-se a isso o vínculo afetivo com a mãe, a garantia de saúde, já que o leite materno contém todos os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.

Outro benefício da amamentação de igual importância é o canal de comunicação. A fonoaudiologia trabalha com comunicação humana, e quando uma mãe amamenta seu filho, é estabelecida a comunicação entre os dois, tão importante para o desenvolvimento emocional. O aleitamento materno tem efeito positivo para a fonoaudiologia também, quando se fala em crescimento e desenvolvimento do sistema estomatognático. Os movimentos que o bebê faz para sugar durante a amamentação ajudam a desenvolver todas as estruturas da face: lábios, língua, bochechas, músculos e ossos, estabelecendo no futuro, padrões corretos de mastigação, deglutição, respiração e fala.

Entretanto, a alimentação artificial (mamadeira) é possível de desenvolver futuramente hábitos de sucção de dedo ou chupeta, como uma necessidade de exercitação da musculatura oral. Ao sugar o bico da mamadeira o esforço é mínimo, já que o gotejamento é satisfatório. Assim, a necessidade de sucção ressurge e é neste momento que o sugar do dedo ou chupeta pode tornar-se um hábito.

O interesse pelo aleitamento materno vem aumentando nos últimos anos. Várias campanhas de incentivo e apoio têm sido realizadas no país visando melhorias à vida das crianças.  Mas, muito ainda precisa ser esclarecido, principalmente em relação à prevenção das alterações das funções de sucção, deglutição e respiração e consequentemente de patologias da comunicação, como por exemplo, a prevenção de distúrbios articulatórios, otites médias crônicas, disfunções da mastigação, deglutição e respiração, instalação de hábitos orais inadequados (sucção de dedo, de língua, roer de unhas, chupeta…) e até alteração do crescimento facial e oclusão dentária.

Amamentar é um ato natural, que cria vínculo entre a mãe e filho e deve ser estimulado sempre que as condições permitirem.

Andrea Lira de Lima
Fonoaudióloga
CRFª 6-1365