Como ajudar seu filho?

Fonoaudiologia e Amamentação
3 de março de 2017
Entrevista Dra Joyce Guimarães para a TV Canguru
17 de julho de 2017

Como ajudar seu filho?

como ajudar seu filho

como ajudar seu filho“Muitas vezes os pais se vêem perdidos e angustiados diante do processo de educação dos filhos pois não entendem o porque de alguns comportamentos e sentimentos das crianças. Eles se perguntam onde estão errando, conversam com outros pais, buscam manuais práticos e dicas rápidas, porque afinal acham que devem conseguir ajudar seus filhos em todos os momentos. Porém , isso não é aconselhado, os pais não precisam saber de todas as respostas, não existe manual . Cada criança se comporta e se expressa de uma maneira quando estão com algum conflito; tem umas que ficam agitadas, eufóricas, outras agressivas, muitas desatentas ou tristonhas, e em sua maioria não sabem expressar em palavras o que esta ocorrendo com elas.

É unânime ouvir dos pais: “eu só quero que meu filho seja feliz”. Mas isso não é algo simples, pelo contrário, é complexo e não linear. Não podemos prometer a felicidade para nossos filhos, não podemos poupá-los de todas as dores ou frustrações isso só os distanciam da realidade. Os pais sim devem educar, cuidar e amar! Devem se comprometer em proporcionar uma infância leve e simples e a ouvir as demandas de cada fase dos seus filhos. Como? Converse, observe, brinque, esteja verdadeiramente com seu filho!

Os pais não devem ser psicólogos dos seus filhos, mas podem recorrer ao profissional para ajudar essa criança. O universo infantil é complexo e a psicoterapia pode ser um auxílio importante para a família conseguir ter um ambiente mais acolhedor e propício para o desenvolvimento”.

RENATA DE CARVALHO TIBÚRCIO – Psicóloga – Clinica Odontoellos